Cultura · novembro 13, 2021

OS HOMENS PRECISAM FALAR MAIS SOBRE MASCULINIDADE TÓXICA

Photo By Rafael Trindade

A construção social definida como masculinidade tóxica trata-se de um conjunto de regras que limitam o que seria o comportamento esperado de indivíduos do sexo masculino. 

É importante abrir a questão para existência de diversas masculinidades, uma vez que  as características dessa construção ira variar de acordo com cada homem e a realidade social e cultural que esta inserido. 

Ainda assim, comportamentos como conter sentimentos, controlar o choro, não verbalizar o amor, limitar expressões de carinho como abraçar ou beijar a face de um amigo, são algumas regras delimitadas para muitos meninos. 

Fugir dessas regras sociais, muitas vezes, causam a pena de serem erroneamente associados de forma negativa ao que feminilidade os reduzindo à uma ideia rasa de serem “menos homens” por expressarem seus sentimentos. 

Sem lançamentos desde junho de 2020, com um visual totalmente diferente Tiago Iorc volta com um novo single, uma especie de confissão em tom de desabafo e propõe uma reflexão sobre masculinidade tóxica. 

Sincero, sua a música soa como um convite para que homens se questionem sobre suas estruturas e tentem rever sua masculinidade e dêem espaço para o feminino. 

Os seis minutos e quatro segundos de “Masculinidade” que se faz em versos longos é direto em seu ponto e deveria ser objeto de reflexão social, principalmente, entre homens. Indo além, o movimento feminista deve ser ainda mais naturalizado, mais bem compreendido e praticado por todos, pois o movimento busca a igualdade entre todos os indivíduos.

Assista ao clipe de masculinidade, atenção para letra da música; reflita: 

Tiago Iorc – Masculinidade

Dica para desconstrução de paradigmas: 

Assistir ao documentário A Máscara em que Você Vive , de Jennifer Siebel Newsom,  pode ajudar a compreender melhor sobre a construção das masculinidade tóxicas pois traz à tona a importantíssima reflexão sobre o paradigma da educação machista, e destaca quanto sofrimento pode causar para os  meninos e homens, por serem  pressionados, ao longo de toda a vida,  a atender às expectativas da sociedade machista, buscando ser o que é considera do um homem bem-sucedido.