Cultura · agosto 23, 2021

O TALIBĀ VENCEU

Photographer: Jake Simkin

Mulheres perdendo direitos básicos, pessoas se colocando em situação de risco, se agarrando nas asas de aviões em movimento e perdendo suas vidas, na tentativa de  fugir  de seu próprio país. O desespero de pais , dando seus filhos, bebês, para soldados americanos  na tentativa de os salvar de uma  vida deplorável. 

Para o momento parece difícil compreender que após 20 de guerra, o Afeganistão, teve seu poder dominado, novamente, pelo grupo extremista, o Talibã. 

O QUE É O TALIBĀ É QUAL SUA HISTÓRIA COM O AFEGANISTÃO? 

Talibā significa “estudante” em pashto o grupo extremista, formado por ex-guerrilheiros, teve sua origem em 1994, quando as forças soviéticas ainda ocupavam o Afeganistão. Mohammad Omar, fundou o grupo  instaurando a Lei Islâmica prometendo paz e segurança à população. 

O Talibā tomou o poder em 1996, e transformou o Afeganistão em uma espécie de Emirado Islâmico, regras foram instauradas baseadas na leitura feita do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorāo, pelo Talibā, essa leitura limitou a liberdade feminina, as mulheres só podiam sair de casa com a companhia de um homem, a burca era obrigatória e a nāo eram permitidas a trabalhar ou estudar. O uso de celulares, ingestāo de álcool e reprodução de músicas são parte da lista de proibições do grupo extremista, reconhecido por impor açoitamento em praça pública.    

Em 2001, o grupo participou diretamente do atentado no dia 11 de setembro, contra as Torres Gêmeas do World Trade Center. O grupo extremista, também protegia Osama bin-Laden, o então líder da Al-Qaeda. Ainda em 2001, o governo do Talibā teve seu fim, após as tropas americanas invadiram o Afeganistão.

QUAL É A REALIDADE DO PAÍS NO MOMENTO? 

Após 20 anos de guerra e a estimativa de 1 trilhão de dólares gastos, uma das promessas que fizeram o Governo Biden ser eleito foi encerrar com as guerras no exterior. 

Com Biden colocando sua promessa em prática de terminar com a “guerra sem fim”, a tomada do Talibã ao poder teve pouca resistência e no dia 15 de agosto o grupo chegou a Cabul. 

Através do twitter, um porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, ordenou: 

“O Emirado Islâmico ordena que todas as suas forças permaneçam nos portões de Cabul, que não tentem entrar na cidade”. 

Na noite do dia 15 de agosto, Ashraf Ghani, o presidente afegāo, deixou o país e afirmou, através do facebook “O Talibā venceu”.

O QUE PODEMOS FAZER?

Eu compreendo que ler até aqui, mesmo sem estarmos vivenciando esse mar de desespero, faz com que a gente queira desistir antes mesmo de tentar. 

Mas, existem alguns caminhos, que podemos nos fazer voz e ajudar a mudar a situação que está sendo vivida.  

Vou compartilhar alguns desses caminhos aqui:

  • Educar a você mesmo sobre a situação no Afeganistão. Você está lendo aqui já é um ótimo início mas, não é o suficiente. Busque por mais fontes, notícias, matérias, cheque e tenha certeza de que são meios de comunicação confiáveis. Aqui segue algumas fontes:
    Al Jazeera
    Reuters
    The Guardian
    The Atlantic
    El Mundo 
    BBC 
  • Escreva para seus políticos locais, exponha a sua visāo: Você pode incluir na sua carta a solicitação para que aceitem mais facilmente refugiados. 


AMPLIFIQUE, AJUDE, DOE!
O AFEGANISTĀO PRECISA DE NÓS.