Pensamentos · agosto 28, 2021

EU ESTOU TENTANDO SER PARECIDA COMIGO MESMA E VOCÊ?

Partindo do princípio que todos nós somos seres humanos…

Embora eu gostaria que, algum ser extraterrestre, estivesse lendo esse texto agora e pudesse nos ajudar, mas,  acredito que não, pois, o mundo tem tantas outras urgências.

…estamos ansiosos. Não vai ter jeito. São muitas expectativas. Aceita isso, que vai ser mais fácil de lidar.

Eu tenho que dar certo, você tem que dar certo. Seu pai espera que você se forme na faculdade que você odeia cursar e sua mãe espera que você se case, tenha filhos. A carreira bem sucedida do seu amigo te causa insônia, embora você o admire, afinal queremos as pessoas bem mas, nunca melhores do que nós. Está tudo bem, seu amigo olha para você e também pensa que sua vida é melhor do que a dele.

Não bastasse, temos que ser bonitos, saudáveis, atualizados com toda e qualquer informação, mesmo que aleatória e supérflua. Devemos estar alerta para se estamos vivendo um relacionamento abusivo e, se solteiro, estar alerta para não se tornar exigente demais. Em ambos os casos, em hipótese alguma, não deixar de socializar. 

Em meio a tudo isso. Para mim, ser militante, feminista, ativo tentando salvar o planeta e, claro, com o agravante da pandemia mundial, que teve inicio no final de 2019 e se estende até hoje, nāo deixando de lado todas as outras urgências que esse planeta nos demanda. 

Eu avisei, aceita! Não existe maneira de não estar ansioso vivendo no planeta Terra. Estranho seria se você não se reconhecesse em nenhum nível de ansiedade. 

Nossa vida é baseada em expectativas. Dentro do útero da nossa mãe, a galera aqui fora, por algum motivo já estava ansiosa por nós, criando expectativas se seríamos menino ou menina. Se seríamos mais parecidos com o pai ou com a mãe. Ignorando a hipótese de existirem seres não binários, da escolha de gênero e até mesmo a ideia de que possivelmente gostaríamos de nos parecer com nós mesmos, pasmem-se.

Uma infância inteira baseada em expectativas, que geramos a espera de algo, alguém ou alguma coisa. Uma adolescência inteira baseada na expectativa de sermos aceitos. De lá até agora, já sendo adultos, nos resumimos a expectativa intermitente pela busca de nos encontrarmos.  

Pragmática, gostaria de dizer que podemos seguir nessa existência baseada em ansiedade gerada graças à todas essas e outras expectativas. Ou, sim, existe um ou. Desesperadamente aceitar que precisamos aprender a lidar melhor com as expectativas. E, assim, diminuir a ansiedade e dialogar melhor com as exigências do mundo.

E, então, aceitar a nós mesmos, como somos, vendo o que estāo exigindo de nos, sendo capazes de discernir as coisas de acordo com o que desejamos e podemos dar. 

Seu corpo e sua forma, sua mente e sua inteligência, cada uma das suas células é o que você tem para oferecer. Tentar se moldar em padrões e ser o que esperam que você seja não vai te ajudar a ser menos ansioso, muito menos a amar a essência do seu ser.