Cultura · outubro 18, 2021

ELA ESTÁ DE VOLTA

Easy on me – Adele

Adele finalmente lançou um novo single com clipe – Easy on Me, foi lançada na ultima sexta-feira dia 15 de outubro e já conta com mais de 60M de visualizações no YouTube, seu ultimo lançamento havia sido em maio de 2015, o single Send My Love (To Your New Lover).

Com um anúncio através de suas mídias sociais, Adele publicou uma carta, na qual podemos compreender que o próximo álbum da cantora, que será lançado dia 19 de novembro e leva o nome de 30, referindo-se a idade da cantora na época em que ela começou a produzi-lo, estará carregado de sentimentalidade. 

“Eu certamente não estava nem perto de onde esperava estar quando comecei isso, quase três anos atrás. Muito pelo contrário, na verdade. Confio na rotina e na consistência para me sentir segura. Eu sempre fui assim. E, no entanto, lá estava eu conscientemente – até de bom grado, me jogando em um labirinto de confusão absoluta e turbulência interior!

Aprendi muitas verdades incontornáveis sobre mim mesma ao longo do caminho. Eu derrubei muitas camadas, mas também me envolvi em novas. Descobri mentalidades genuinamente úteis e saudáveis para liderar e sinto que finalmente encontrei meus sentimentos novamente. Eu diria que nunca me senti tão em paz em minha vida.

E então, estou pronta para finalmente lançar este álbum.

Ele foi meu amigo de verdade durante o período mais turbulento da minha vida. Quando eu estava escrevendo, foi meu amigo que veio com uma garrafa de vinho e uma comida para me animar. Meu sábio amigo que sempre dava os melhores conselhos. Para não esquecer aquele que é selvagem e diz: “é o seu retorno de Saturno garota, fo**-**, você só vive uma vez”. O amigo que ficava acordado a noite toda e apenas segurava minha mão enquanto eu chorava de soluçar implacavelmente sem saber o porquê. O tipo de amigo “levante-se e vamos” que me pegava e me levava a algum lugar que eu disse que não queria ir, mas ele só queria me tirar de casa para pegar um pouco de vitamina D. Aquele amigo que chegou sorrateiramente e deixou uma revista com uma máscara facial e alguns sais de banho para me fazer sentir amada, enquanto inadvertidamente me lembrava não só que mês era, mas que provavelmente eu deveria praticar algum autocuidado!

E então aquele amigo que não importava o que acontecia, ele vinha ver como eu estava mesmo que eu tivesse parado de ver como eles estavam, porque eu estava tão consumida por minha própria dor. Eu reconstruí meticulosamente minha casa e meu coração desde então, e este álbum narra isso.

Lar é onde o coração está x”

A cantora que em sua trajetória já ganhou um Oscar, um Globo de Ouro, cinco American Music Awards, nove Brit Awards, quinze Grammy Awards e dezoito Billboard Music Awards, lançou o single Hello em 2015 (cerca de 2,4 bilhões de visualizações em 15 de outubro, 2021), que teve o clipe dirigido pelo ator e diretor canadense Xavier Dolan, e não deveria ser a última vez que os dois trabalhariam juntos.

I was honestly hoping for this to happen. For me, there’s nothing stronger than artists reconnecting after years apart. I’ve changed. Adele’s changed. And this is an opportunity to celebrate how we’ve both evolved, and how we’ve also both remained faithful to our dearest themes. It’s all the same, but different.”

Xavier Dolan, 2021

Tradução livre: Eu estava sinceramente esperando que isso acontecesse. Para mim, não há nada mais forte do que os artistas se reconectando depois de anos separados. Eu mudei. Adele mudou. E esta é uma oportunidade de comemorar como nós dois evoluímos e como temos sido fiéis aos nossos temas mais queridos. É tudo igual, mas diferente.

A dupla se reuniu mais uma vez para produzir o clipe de Easy on me, o clipe que tem muita semelhança com Hello parece uma continuação da história, ambos se passam em uma casa antiga de campo, além de ser possível notar muita similaridade nas cenas. Entre cortinas, enquadramentos e muita ventania, enquanto em Hello, o clipe vintage mostra Adele chegando a uma casa antiga telefonando e revivendo memórias de seu passado, já o clipe preto e branco de Easy on me mostra Adele partindo, indo embora da casa, dirigindo seu carro e cruzando outras memórias pelo caminho, o clipe termina colorido, com a risada única de Adele, marcando a sua volta.


Há quem diga Easy on me seria o encerramento de uma trilogia composta por Rolling in the deep dirigido por Sam Brown, no qual aparentemente Adele esta construindo uma casa, Hello quando ela passa a morara na casa  e Easy on me quando ela deixa a casa. 

Acredito que exista uma semelhança entre Rolling in the deep Rolling in the Deep” – canção da artista que foi lançada como primeiro single de seu segundo álbum de estúdio, 21 – e Easy on me, nos enquadramentos que a cantora esta sentada em uma sala vazia cantando e nos deixando sem ar tamanha a fúria da sua voz. 


Pode até ser que seja o fim de uma trilogia porém, dessa vez, o single lançado, em breve estará acompanhado de um álbum inteiro e eu não vejo a hora de ouvir.