Cultura · novembro 22, 2021

ADELE FEZ UM PEDIDO AO SPOTIFY

Quando um filme novo é lançado, vamos ao cinema ou nos conectamos aos streamings e o assistimos do inicio ao fim. O mesmo fazemos com uma série, assistindo a sequência de episódios do primeiro ao último, temporada após temporada. Não lemos um livro de maneira aleatória esperando que seja possível entender a narrativa que esta sendo apresentada. 

Idealmente, quando ouvimos um álbum musical, deveríamos estar atentos para história que esse artista quer nos contar com a escolha da ordem da sequência idealizada para se ouvir o álbum. Muito provavelmente, de um álbum inteiro selecionaremos as nossas preferidas, porém, utilizar a função “shuffle” na primeira vez que se ouve um álbum, à mim não me parece justo com o artista que o criou. 

Na semana passada a cantora Adele lançou, 30, seu novo e tão aguardado álbum e junto provocou uma mudança pequena e significativa dentro do Spotify. 

Até antes do lançamento do album de Adele, o streaming dava como primeira opção ouvir os albums em modo aleatório, para aqueles que utilizam a versão gratuita essa opção era a padrão então sempre albums inteiros eram ouvidos de maneira aleatória. Porém, a partir da última sexta-feira o botão principal de play para um álbum não te oferece mais a opção de ouvir em modo aleatório. 

Esse foi o único pedido que eu já fiz em nossa indústria que está sempre mudando! Não criamos álbuns com tanto cuidado e idealização da nossa lista de faixas à toa. A nossa arte conta uma história e as nossas histórias deveriam ser ouvidas como a gente imaginou. Obrigado Spotify por escutar

Tradução livre

Existem músicos que são imbuídos pela arte de nos contar histórias e a ardem que decidem dispor as músicas em um álbum é crucial para sua obra pois interfere a narrativa elaborada e isso afeta a forma com que eles desejam que seus ouvintes apreciem seu trabalho.  

Embora ainda possamos ouvir álbuns em modo aleatório a primeira opção respeita a forma que o artista quer nos contar sua história. 

E depois de ouvir a 30, compreendemos claramente o porque o pedido da cantora ao Spotify soa mais do que pertinente.

Exemplificando, em entrevista a Vogue, Adele conta que o album foi gravado para ajudar seu filho de oito anos compreender o porque ela e seu pai decidiram se divorciar. 

“Eu queria explicar a ele através deste registro, quando ele tiver vinte ou trinta anos, quem eu sou e por que escolhi voluntariamente desmontar toda a sua vida na busca da minha própria felicidade”

“Isso o deixava muito infeliz às vezes. E essa é uma verdadeira ferida para mim que não sei se alguma vez serei capaz de curar”, acrescentou ela.

O álbum que vai em uma sequência de quem realmente te conta uma história tem em sua terceira faixa, que vem lodo depois de Easy On Me e se chama “ My Little Love” uma preciosidade que conta com audios de uma conversa de Adele e seu filho, o Angelo, e podemos entender que o assunto é justamente sobre o rompimento. 

Adele: Mamãe tem tido muitos sentimentos grandes recentemente.
Angelo: Como?
Adele: Apenas, tipo, mamãe, eu sou, eu sou, a sensação de que tenho… Tipo, hum, eu me sinto um pouco confusa
Angelo: Por quê?
Adele: Eu não sei. E sinto que realmente não sei o que estou fazendo.
Angelo: Ah, de jeito nenhum?
Adele: De jeito nenhum.
Angelo: E isso me faria ir…

Trecho da conversa compartilhada durante a música

Em resposta à Adele também através do twitter, o perfil oficial do Spotify apenas disse “por você, fazemos qualquer coisa.”

Quem recusaria um pedido de Adele? 

Desde que lançou “Easy On Me” Adele está em primeiro lugar no The hot 100 da Billboard e não acredito que essa posição mude tão cedo.  A cantora ja havia permanecido por 4 semanas com Hello, lançada em 2015 e por 14 semanas com Rolling in the deep lançamento de 2010. Com seus álbuns marcantes, carregados de sentimento e sempre contando perfeitamente histórias, mesmo em tempos de streaming, em 2015 com em apenas uma semana, seu álbum 25 vendeu 3,38 milhões de cópias nos EUA batendo records. Com todos seus álbuns antes do lançamento de 30, Adele somava 120 milhões de cópias vendidas. 

Preparados para ouvir a história que Adele tem para te contar?