Estilo de Vida · novembro 1, 2021

11 PERGUNTAS QUE NÓS VEGANOS NÃO AGUENTAMOS MAIS RESPONDER

Photo By Kseniya Konovets

O veganismo é uma filosofia e modo de vida que busca excluir – na medida do possível e praticável – todas as formas de exploração e crueldade aos animais para alimentação, roupas ou qualquer outro propósito; e, por extensão, promove o desenvolvimento e o uso de alternativas livres de animais em benefício dos animais, humanos e do meio ambiente. Em termos dietéticos, denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais.”

Fonte: vegansociety.com

No momento em que a escolha por ser vegano é feita, algumas perguntas passam a surgir em nosso dia a dia como uma especie de teste de paciência, um desafio para estar consciente dessa decisão. 

Acredito que parte dessas perguntas são genuinamente falta de conhecimento e as pessoas que as fazem realmente desejam aprender mais sobre veganismo. Porém, algumas das pessoas que as fazem, muitas vezes, as fazem de maneira provocativa e, para isso, tenho duas hipóteses, a falta de conhecimento, ou um incomodo que os aflige por saberem que nossa escolha pelo veganismo é genuína e mesmo, quando muito dos veganos, apenas desejam fazer a sua parte para um mundo mais harmonioso e livre de crueldade, sem julgamentos com os que não optaram por não ser veganos essas pessoas se sentem atingidas, de alguma maneira. 

Para essa segunda hipótese não há muito o que possamos fazer, apenas compreender que a maneira com que as pessoas se relacionam com as diferenças de cada individuo, é particular mas, ainda assim, necessariamente, deve ser respeitosa. 

Ainda assim, após alguns anos, certos da nossa escolha pelo veganismo, acabamos por ficar exaustos de responder algumas perguntas, então, vamos à elas (com todas as respostas): 

1 – Como você aguenta comer apenas salada? 

De maneira geral, a alimentação da maioria dos seres humanos, tem sua base vegana, então, não comemos apenas saladas, comemos de tudo, exceto animais e derivados de animais. 

2 – Você não acha que soja tem gosto de papel? 

Não. E não consigo compreender o que o leva a ter essa percepção, você normalmente come papel? 

3 – Mas você não come nem peixe? 

Não. Como eu havia dito, eu não como animais. 

4 – Mas é a cadeia alimentar? Nós até temos dente caninos. 

Você vive na floresta, convivendo e disputando alimento com leões ou tigres, saindo para caçar (sem armas) todos os dias seus próprio alimento. Caso sim, vamos continuar essa conversa. 

5 – Mas, se o animal esta morto e sua carne esta a venda, é melhor comermos para não desperdiçar, não é? 

Você tem alguma ideia sobre como funciona a industria mundial da comercialização da carne animal? Caso sim, a gente pode continuar essa conversa. Caso não, eu sugiro você fazer uma pesquisa e ter mais conhecimento sobre isso, vai te ajudar a compreender melhor tudo que acontece antes que um pedaço de carne animal esteja no seu prato. 

6 – Como voce consegue viver sem carne? 

Eu preciso mesmo te responder? 

7 – E as plantas? você também mata os vegetais. 

Estou sim, sou o serial killer da horta. 

8 –  E as proteínas?  (LINK TO MY PROTEIN POST)

E seu colesterol?  

9 – E quando voce tiver filhos, o que eles vão comer? 

Eles irão fazer fotossíntese comigo. 

10 – Mel você come?  (LINK TO MY HONEY POST) 

Cansei. 

11 – Você não pensa em voltar a comer carne? 

Nnnããoo.

BÔNUS – Essas não são perguntas e sim afirmações mas, ainda assim,  podemos responder:  


Eu te admiro por ser vegano mas, eu não conseguiria ser, eu amo queijo. 

Se esse é o único problema, pare de comer carne e todos os outros demais derivados de animais. Já é um ótimo começo e você poderá admirar-se a si mesmo por isso. 

Mas, você usa botas e jaqueta de couro. 

Você não imagina quantas horas  eu já gastei em pesquisas eu gastei ate encontrar marcas que utilizassem materiais ecológicos (cactos, abacaxi, poliuretano e etc) para comprar minhas roupas e não me vestir com a pele de outros animais.  Mas, hoje em dia está bem mais fácil encontrar essas alternativas. 

Photo by Daniel Quiceno